Cerveja preta, que também é chamada de ‘morena’, ou cerveja escura, tem vários tipos de consumidores. Atualmente, ela tem até entrado na lista de quem pretende levar a cerveja para o churrasco. Com muitos nomes no mercado, o preço, acabou mais convidativo que antes.
Tem gente que não toma outro tipo de cerveja, e nem considera a Malzbier como uma cerveja de verdade. Pois é. Tem também aqueles que tomam a cerveja escura porque ela traz muitos benefícios à saúde. E, tem quem bebe todos os tipos de cerveja, e aprecia a escura tradicional – esta sim com malte tostado.
Tem até lactante que toma porque diz estimular ‘a fabricação do leite’. Bom, vale dizer que álcool e amamentação não são muito compatíveis, então, cerveja com qualquer graduação alcoólica não deve chegar nem perto de quem amamenta.
O que torna a cerveja escura uma grande opção para variar o paladar, é o mix de aromas que podemos sentir. Você encontra de caramelo e café, até chocolate e avelãs, com uma coloração que pode ir do malte transparente até um turvo bem escuro e turvo.
Curiosamente, ao contrario do que se pensa, não é por causa do malte ‘tostado’ que a maiorias das marcas comerciais tem esta cor. É caramelo acrescentado para este fim mesmo. E os aromas de avelã e chocolate também não são por causa da adição destes dois. Exceto nas cervejas escuras especiais e artesanais.
Cerveja preta Malzbier no Brasil é cerveja como as outras…
É bem assim mesmo. Cerveja preta passa por um processo parecido com o das outras cervejas, só que a fermentação ocorre com temperatura 0°C. Em seguida, há a filtração. Depois de filtrada, ela recebe o caramelo, que muda a cor, e o xarope de açúcar.
Claro, tem Malzbier (cerveja geralmente escura, doce e aromática) mas que é mais amarga, outras onde o doce é mais presente. Tem uma infinidade de receitas – de comida mesmo – que levam cerveja escura na composição. Até cerveja amanteigada usa. Aqui no país ainda achamos – a maioria de nós acha – que a cerveja preta é cerveja como as outras. Mas lá do outro lado do oceano, especificamente na Alemanha e em outros lugares da Europa, a cerveja escura passou a ser vista apenas como ‘bebida energética’.
Os rótulos com cervejas de menor graduação alcoólica, cerca de 1,0%, não são considerados como bebidas alcoólicas propriamente. Só, um drink energético, por causa dos outros ingredientes. E não é mito, a cerveja – seja clara ou escura – pode dar um up na energia. Fato que se for com álcool, você tem um pico e uma queda, porque o álcool vai cobrar depois. Na versão quase alcohol free, não tem este problema.
Mas não se engane, nem toda cerveja escura é tão ‘levinha’ assim. Um exemplo clássico é a inglesa Imperial Stout, com graduação alcoólica variando entre 10% e 12%. Se você considerar que o consumo da Malzbier aumenta no inverno, tanto alcool, faz sentido.
Quer uma desculpa para beber uma cerveja escura? Tudo bem, a gente listou abaixo alguns benefícios, você pode escolher um para chamar de seu.
Os 8 melhores benefícios da cerveja preta
Tudo bem, se você usa isto como desculpa, é melhor saber um pouco mais sobre os benefícios que esta cerveja traz. Assim, quando alguém perguntar, você pode responder sem titubear. No fundo, a não é preciso desculpa para apreciar este tipo de cerveja, mas saber que o hábito tem algo de bom, vale a pena.
- Cerveja escura previne a formação de coágulos no sangue, e ainda é rica em ferro, melhorando a circulação sanguínea. – Detalhe, para melhorar a circulação, a cerveja precisa ser aquecida;
- É uma fonte de energia – uma opção ao café, principalmente quando com baixo teor alcoólico;
- Auxilia o trabalho do coração. Isto porque tem antioxidantes naturais, e ajuda na recuperação celular;
- Previne a catarata. Isto é cientifico, não é desculpa apenas, viu? Ainda mais para quem tem alguma chance de catarata por hereditariedade. A cerveja preta ajuda a evitar o desenvolvimento.;
- Ajuda a aumentar o bom colesterol. A cerveja ajuda a aumentar o HDL. A dieta é de uma a duas latas por dia, apenas;
- Ajuda no bom funcionamento intestinal. É sério, ela ajuda na digestão de alimentos. E assim, faz com que tudo funcione bem na sequência. Pode ser que você não queira usar isto como desculpa, mas é verdade;
- Pode ser usado para hidratar a pele. Tem SPA usando cerveja como base em hidratação de pele, e a receita é simples, é só deixar a cerveja preta no rosto por alguns minutos. Claro, nada impede de que você beba um copo ou outro durante o processo;
- Ajuda a reduzir a chance de pedras nos rins. Por esta, quase ninguém espera. O fato é que se bebida de forma equilibrada, é possível fazer bem aos rins.
Mas, se tudo isto não for motivo o bastante, você pode dizer que bebe porque faz o seu estilo. Afinal, é uma cerveja normalmente encorpada e mais forte -não necessariamente- e sim, você tem direito de beber o tipo de cerveja que quiser. Desde que seja maior de 18 anos.
Então…
Comecei a beber porque “ouvi dizer” que faz bem. Minha mãe, agora com 84 aninhos, foi encorajada a beber por uma terapeuta (iridóloga e naturóloga – acho que é isso) a alguns anos, daí encontrou no mercado uma zero álcool, foi como uma luva. Eu e ela estamos felizes. Confesso que não tinha noção de todos esses benefícios.
Esse artigo merece ser compartilhado…
Grato
No meu caso foi realmente coisa de Deus posso até ser criticada mais posso ajudar muita gente assim como Deus me ajudou !
Eu tinha uma secreção íntima com mal cheiro e tomei muitos antibióticos e pomadas vaginais usei muito por 4 anos , de nada adiantou eu já n sabia oq fazer sofri muito, mais uma noite meu genro veio com uma cerveja preta caracu e me deu eu tomei no outro dia eu já n tinha secreção nem acreditei pensei oq teria acontecido pensei em tudo como a cerveja foi meu último alimento julguei q tinha sido por esse motivo, então tomei mais 5 dias seguidos uma .
Gente agora eu tomo todo mês depois da menstruação ir embora e Graças a Deus nunca mais tive quem leu até aqui meu muito obg .