Churrasco Grego: Você sabe como fazer?

Você já ouviu falar nesse tipo de churrasco? Sabe como é feito o preparo desse churrasco grego?

Esse tipo de churrasco é um dos principais componentes da culinária rápida e popular das ruas, juntamente com o cachorro-quente e dispondo de mais complemento do que o pastel e a salsicha.

O churrasco grego dispõe de uma enorme quantidade de gordura, sendo referência de alimento barato.

E isso não acontece somente em nosso país, pois nas principais cidades da Europa é muito fácil encontrar lugares árabes e turcos que vendem esse tipo de churrasco, através de preços atrativos.

O churrasco grego

O churrasco grego consiste em pedaços de carne que são colocados entre duas fatias de pão e que giram em um espeto vertical.

Não é possível afirmar que esse tipo de churrasco surgiu realmente na Grécia, mas o fato é que esse país esteve sob domínio turco-otomano por vários séculos e seus inúmeros aspectos culturais acabaram se misturando durante esse período.

O churrasco grego foi um deles, estando na culinária da Grécia com o nome de gyros, na turca com o nome de kebab e na culinária árabe com o nome de shawarma (mas o seu preparo é a base de carne de cordeiro).

Espetinho de churrasco grego

E cada um desses povos antigos quer ser considerado o inventor desse tipo de preparo da carne.

Como é feito esse churrasco grego no Brasil?

O modo de preparo dos brasileiros desse churrasco grego é feita com muitos bifes de capa de filé (corte cheio de gordura e o vizinho do contrafilé), nos quais são temperados, prensados e colocados em um tipo de espeto giratório.

O “churrasqueiro” corta pedaços da beirada da carne e as coloca em pão francês.

Em diversos estabelecimentos, um sanduíche de churrasco grego vem acompanhado de um copo de suco grátis.

Mas nas formas de preparo grego (a original), árabes e turcos, o sanduíche geralmente é feito com pão sírio e os complementos podem variar, podendo incluir até mesmo o iogurte.

Preparando o Churrasco Grego

Para poder fazer em casa um churrasco grego, não são necessários tantos materiais, bastando apenas uma panela funda e uma frigideira.

Um dos primeiros passos para preparar um churrasco grego caseiro é colocar a carne de capa de filé em um recipiente, misturá-la bem juntamente com o cominho, a páprica, a semente de coentro, o alecrim, a salsa a pimenta da Jamaica, a cebola, refogada, o sal e a manteiga.

Esses são os ingredientes tradicionais de nosso país, mas caso deseje, é possível acrescentar outros tipos de temperos, como um manjericão ou um pouco de vinagre, para que esse churrasco grego tenha o típico sabor brasileiro.

Depois de misturar todos esses componentes, o próximo passo é colocá-los em uma panela bastante funda, enrolados em um plástico e amarrado bem firme, para que os mesmos não se soltem e acabem se espalhando por toda a panela.

É importante deixá-los juntos para que alcancem a consistência ideal dessa mistura do lanche.

O próximo passo é deixar todos os ingredientes cozinhando por 20 minutos com a água fervendo e em uma panela bastante funda, para depois retirá-los dessa panela para esfriar por aproximadamente dez minutos.

É importante lembrar que esse processo é de extrema importância para a receita.

Dourando a carne

O último passo dessa receita do churrasco grego pode ser feito de inúmeras formas. Inclusive para quem tem uma churrasqueira, o ideal é deixar a carne dourando na churrasqueira bastante quente, a deixando girar no espeto por aproximadamente quinze minutos.

Pois dessa forma, a carne ficará saborosa e bem macia para ser consumida, juntamente com os demais componentes.

Mas caso não tenha a churrasqueira, não se preocupe, a carne pode ser dourada em uma frigideira mesmo, bastando colocar apenas um pouco de óleo e esperá-la dourar.

E a carne pode ser dourada no forno, desde que ele possua um gratinador para que a carne não endureça e cozinhe da forma ideal.

Fica a dica!

Essa carne é uma ótima opção de lanche, basta fatiá-la em pedaços bem fininhos e juntá-la aos demais ingredientes da receita.

Gostou de nossa dica? Então não perca a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *