Cerveja Weiss é uma cerveja de trigo, clara. Para ser uma Weizen de verdade, deve ter cerca de 50% de trigo em sua composição. Para simplificar, Weiss é branco, claro, e não trigo, em alemão. E, uma Weiss, é uma Weizen. Weizen, é trigo em alemão. Então, cervejas com este nome, costumam levar trigo na receita.

Há variações entre o percentual de trigo, e algumas tem até 70%. Curiosamente, aí deixam de ser consideradas cervejas em alguns países. Isto porque cerveja, tem que ter pelo menos 50% de cevada. É o que diz a lei aqui no Brasil.

E lá na Europa, a lei de pureza ou Reinheitsgebot, também dizia que cerveja de trigo não valia. Afinal, a receita de cerveja de verdade era só:

Malte, lúpulo e agua.

Tudo bem que o sabor é um pouco diferente, e isto, sem falar na cor, que pode trazer um claro um tanto quanto turvo. O ponto é que há tipos diferentes de weiss, uma para cada gosto, com certeza. O churrasco com cerveja está garantido, seja com cerveja de cevada, ou trigo.

Fizemos um post sobre cerveja de trigo aqui, se você quiser saber mais. Neste, vamos abordar outros aspectos desta cerveja, que além de refrescante, também sacia mais que a convencional.

Cerveja Weiss, Weizenbier ou Weissbier?

A cerveja Weiss, Weizenbier ou weissbier – dá na mesma, é uma cerveja tipicamente alemã. Tem uma graduação alcoólica moderada, de 5 a 6%. Não é filtrada, então, você vai encontrar as cervejas com uma turvação própria, resultado das leveduras adicionadas. São claras e levemente opacas, com um sabor frutado, com tons de cravo e maçã.

Um copo grande de cerveja weiss

O nome Weizenbier remete a cerveja de trigo tradicional, com um amargor bem leve. Além da Cerveja Weiss, você ainda encontra nesta categoria as Hefeweizen.

Em alguns casos, é possível sentir também um leve aroma que lembra banana, ou um misto de outras frutas. A Rauchweinzen, que é também uma Weizenbier, é um pouco acida, e é feita com malte defumado, e tem toques cítricos. Receita antiga.

E toda cerveja Weiss é Hefeweizen?

Por definição, toda hefeweizen é uma Weizen, afinal, a hefeweizen é uma cerveja de trigo não filtrada. Geralmente com leveduras sedimentadas no fundo. Hefe é levedura, em alemão. Assim, uma cerveja Hefeweizen é aquela que tem, necessariamente, a garrafa turva. Já ouviu falar em Hefetrüb?

A Edelweiss Weissbier-Hefetrüb é um bom exemplo. Se você der uma ‘mexida’ na garrafa, pode ver os sedimentos se movimentarem no fundo. Esta hefeweizen é opaca, e de coloração amarelo-amarronzada. Todas têm sempre 50% de malte de trigo, e o teor alcoólico varia entre 4% e 6%. Na Edelweiss, por exemplo, é de 5,5%.

Witbier também é cerveja Weiss?

É sim, e uma cerveja weiss belga. As Witbier nasceram na Bélgica. Quem toma a compara às cervejas weiss tradicionais, mesmo não tendo nascido na Alemanha. A Witbier é conhecida também como Blanche, e Wit Belgas, estas por sua vez, são mais condimentadas. Com uma cor mais clara, e um sabor cítrico, em parte pelas cascas de laranja de algumas versões, surpreendem

Já a Weizenbock, é Weizen, mas é também uma cerveja weiss?

Cerveja Weiss escura

Não exatamente. Explico, Weizen é de trigo, certo? Certo. Mas weiss é claro. E a cerveja Weizenbock, é considerada escura. Na imagem, temos uma Weizenbock dunkler – escura mesmo. Assim, se levamos em conta que a palavra Weiss é tradução de ‘branco’, não podemos colocar as Weizenbock junto.

Uma Weizenbock é uma cerveja tipo bock. Elas são mais fortes, adocicadas, frutadas e parrudas. E, na coloração, são de um tom um marrom escuro, ou marrom avermelhado. E, como toda boa bock, tem um teor alcoólico digno de dias frios, acima de 8%.

O mesmo acontece com as Dunkelweizen, as cervejas de trigo escuras. Assim como a versão bock, a versão ‘Malzbier’ de trigo, é escura, e não tão clara como as tradicionais weiss. Você vai achar também cervejas mais amargas nesta categoria. Tem notas de caramelo, e chocolate, e o teor alcoólico vai de 5% a 7%.

American Wheat – Weizen americana?

cerveja weiss sobre a mesa

Se é preciso ter 50% de trigo para ser Weizen, as American Wheat Ale não passam no teste por pouco. São feitas com menos trigo que as alemãs, e mais lúpulo. Em geral, são produzidas com cerca de 30% de trigo, a combinação aqui, dá um aroma com amargor mais notável.

Em comparação as alemãs, tem menor formação de espuma, são mais leves, e refrescantes. Também são mais cítricas, por causa dos lúpulos americanos. É interessante notar que são cervejas servidas no verão, e com rodelas de limão, para deixar em evidencia o cítrico presente. A American Wheat também é base para ‘coquetéis de cerveja e frutas’, as Fruit beers.

A cerveja weiss americana tem variações interessantes, algumas com malte de centeio, outras com malte mais escuro. A ideia é brincar tanto com as cores, quanto com os aromas resultantes.

Tem um copo perfeito para a cerveja Weiss?

Tem um copo chamado Weizen. É longo, cabe 500 ml. Você pode colocar toda a garrafa, com leveduras e tudo. A cerveja weiss está associada diretamente a um corpo mais turvo e espuma mais cremosa. E, todo bom cervejeiro gosta de admirar ainda a coloração e espuma. Assim, se for de copo, os Weizen são perfeitos.

Mas, não se acanhe. Se é para começar, pode tomar no copo que quiser. Depois conta pra nós qual foi a escolhida e o veredicto final nos comentários.

Copo com espuma de cerveja weiss